A logística no Marketing

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.
Philip Kotler – Marketing Management




Um bom exemplo de plano de marketing de uma empresa deve ajudar a identificar os desejos e necessidades de seus clientes, a situação atual da empresa, estudar o mercado e a concorrência. Se for bem elaborado, com objetivos bem definidos e propostas claras e diretas, o plano de marketing pode melhorar significativamente o desempenho de uma organização. Para começar a elaborar um plano de marketing, você deve priorizar alguns pontos principais.

Os 4 pontos principais de um plano de marketing


1- Análise da situação da empresa


Para iniciar um plano, devemos entender a situação atual da empresa. A análise deve compreender como os fatores internos e externos influenciam os negócios. Usualmente, a ferramenta usada para isso é a matriz SWOT, que determina as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças em relação ao seu negócio.

2- Entenda seu público-alvo


Reúna informações que vão muito além de idade, gênero e classe social. É preciso identificar seus potenciais clientes, conhecendo suas características e rotinas, os problemas que enfrentam diariamente e como seu produto ou serviço poderá ajudá-los.
Crie as chamadas personas: uma personagem fictícia que retrata os valores, hábitos, crenças e costumes de seus clientes.


Confira em nosso blog: Como criar uma persona a partir da pesquisa de público-alvo
3- Estude a concorrência


Conhecer a concorrência permite entender como os demais players estão se posicionando para que você possa se diferenciar e mostrar todo valor de seus produtos ou serviços para seus clientes, com um posicionamento que se encaixe nas características de suas personas. Este e-book da MindMiners pode ajudar muito nesse momento: Como conhecer e analisar os concorrentes da sua empresa

4- Defina as ações relativas dos 4 Ps do mix de marketing



Com todas essas informações bem definidas, será preciso determinar as melhores ações para atender às necessidades de seus clientes em relação a:
  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção
Hoje a logística faz mais do que simplesmente movimentar a empresa, integrada à estratégia de marketing, ela tem que ser capaz de criar valores. Valores que façam aumentar a percepção dos diferenciais competitivos de cada empresa.


Não basta disponibilizar seu produto ou serviço no lugar e momentos certos, nas melhores condições de acessibilidade. É preciso cercá-los de valores aderentes, que representem vantagens reconhecidas pelo público-alvo para sobressair-se à concorrência.


Levando em conta que um eficaz atendimento é primordial para encantar clientes, a logística entra como um dos mais importantes instrumentos para enriquecer o produto com novos valores.


Evoluindo estrategicamente junto ao marketing, a logística deixa de ser logística empresarial para se transformar em logística estratégica o que pode contribuir com valores como:
Possibilitar melhores benefícios nos bens ou serviços;
Propiciar atendimento no tempo que o cliente desejar;
Tornar acessível no local que o cliente optar.


Para tanto, a logística deve superar as adversidades e considerar todas as possibilidades e novas formas de desenhar fluxos, processos, serviços, etc…, de modo a propiciar ofertas diferenciadas a custos reduzidos.


A logística cuida tanto da entrada como da saída dos bens e serviços e tem um papel muito importante no desenvolvimento da empresa. Sendo apontada, inclusive, como uma ferramenta essencial para redução de custos.


Fatores importantes que impulsionam a logística: 


Custos de informação: a TI tem propiciado que as empresas fiquem conectadas 24 horas por dia a um baixo custo, evitando perdas e maximizando a eficiência das operações;

O varejo: nesta batalha que envolve estratégias e táticas para melhor atender ao cliente, o ponto de venda está cada vez mais disputado e, é aí que se consolida todo o processo de marketing e que se obtêm os resultados para a empresa.

Níveis de estoque: com qual estoque deve-se trabalhar? Uma resposta exata ainda não existe, mas vem sendo buscada todos os dias pela logística estratégica, que se baseia na inovação das operações e serviços, fundamentada no conhecimento das demandas de tempo, local e posse;

Expansão do número de produtos: com o advento das vendas pela internet e o crescimento no volume dos produtos negociados surge, inevitavelmente, a necessidade de se adaptar a logística para este novo modo de consumo.

Pulverização dos pontos de venda: com a expansão no número de pontos de vendas abastecê-los tornou-se um desafio para as empresas. Uma vez que o custo logístico adicional deve ser compensado pelo valor que se cria ao cliente.

Esses são alguns dos fatores que demonstram a importância da logística dentro do planejamento estratégico. A partir desta abordagem espero trazer à tona o lado curioso dos marqueteiros, para que possam buscar mais conhecimento sobre logística e formas de inclui-la no planejamento.

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