Metodologia Canvas
Canvas
O Business Model Generation, ou simplesmente Canvas. É uma metodologia criada em meados dos anos 2000 pelo Suíço Alex Osterwalder durante sua Tese de Doutorado na prestigiada HEC Lausanne, e Yves Pigneur. O Canvas é um esquema visual que possibilita as pessoas cocriarem modelos de negócios analisando 9 elementos que toda empresa ou organização possuem: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas.
Os 9 blocos
Na criação do Canvas, são considerados nove blocos, os quais correspondem às áreas essenciais do negócio. São eles:
Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;
Segmento de clientes: quais segmentos/tipos de clientes serão foco da sua empresa;
Canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;
Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;
Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;
Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;
Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;
Fontes de receita: formas de obter receita por meio de propostas de valor.
Estrutura de custos: custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.
Quando utilizar?
A grande vantagem de utilizar o Business Canvas é que ele gera informações similares ao plano de negócios da empresa, porém, de uma forma mais direta e simplificada. Por causa disso, existem situações específicas em que ele pode ser utilizado, como:
- no compartilhamento da visão global do negócio com os colaboradores, para que todos consigam visualizar seu próprio papel e o funcionamento geral da organização;
- no alinhamento de ideias entre sócios, visando facilitar a discussão e visualização de diferentes visões, o que pode descomplicar o processo de tomada de decisão;
- na atração de investidores, para mostrar o negócio de forma rápida e direta e comprovar que o empreendimento é bem estruturado.
Comentários
Postar um comentário